Até logo, e obrigado pelos peixes*

Tudo começou com uma ideia e várias influências. A ideia era escrever um blog sobre as coisas que a ciência descobria a respeito do universo, sobre pseudociências e tudo o mais...As influências vieram de blogs que comecei a ler por volta de 2008, como o "Brontossauros no meu Jardim", "Rainha Vermelha", "N-dimensional", alguns blogs que descobria no portal lusitano "Blogs de Ciência", e alguns norte americanos como o do Carl Zimmer (The Loom), do Ed Young (Not Exactly rocket science) e do biólogo evolucionista Jerry Coine (Why evolution is true?). Então as coisas começaram sem um pingo de pretensão, e com o tempo mais pessoas começaram a visitar este espaço "O amigo de Wigner" e retornavam a cada postagem nova, o que me fazia cada vez tentar atingir uma qualidade maior...

Um urso-da-água vive num grão de areia e se auto-denomina o rei do universo

Bom, tudo acaba e se ainda não acabou um dia irá, mas enquanto uma "coisa" pode se extinguir, deixando somente as lembranças, outras coisas podem mudar (ou se você preferir) evoluir! e é isto que vai acontecer com este espaço. O blog foi selecionado para fazer parte da maior rede de blogs de ciência do mundo, o Scienceblogs.com, mais precisamente o braço brasileiro da rede, o scienceblogs.com.br ao lado de, veja só, os mesmos blogs que me influenciaram para começar a escrever, mas não somente estes, outros excelentes blogs de ciência, alguns tão novos quanto este aqui, e tão excelentes quanto! o que me deixa muito feliz e ansioso para ver como vai ser daqui em diante. Então a despedida é dolorida, no sentido que este espaço aqui do blogspot vai ser desativado com o tempo, juntamente com o nome o "amigo de Wigner".

Isso requer algumas explicações, veja bem, eu tirei esse nome de um experimento mental da mecânica quântica, que tem relação com outro famoso experimento o "Gato de Schrödinger", e como sempre foi um tanto complicado explicar de forma simples, sempre pensei em mudar o nome, para não complicar tanto, e também por que ao longo do tempo os temas que mais apareciam aqui foram os ligado as ciências da vida, mais precisamente sobre evolução, enfim, como eu já utilizava um nome antigo que significa bastante para mim, por diversos motivos, em outros projetos, e como foi o primeiro nome de um blog sobre poesia da ciência (que não deu muito certo) penso que seria legal utilizá-lo novamente nesse novo caminho. Então gostaria que as mesmas pessoas que acompanharam esta saga do Amigo de Wigner, acompanhem o "novo" blog, "O jarro de moscas" que logo estará num novo endereço... Obrigado a todos... Juntem-se a mim e iremos governar a galáxia... Até o próximo post.

*Título da postagem retirado da série "Guia do mochileiro das galáxias"



0 Response to "Até logo, e obrigado pelos peixes*"