Emiliania huxleyi, a alga que faz nuvens
A alga E. huxley faz parte do filo Haptophyta e tem como caracteristica marcante a produção de um gás (o sulfeto de dimetila) que ajuda na formação de nuvens sobre os oceanos do planeta. Estas algas formam pequenos discos de calcita ( uma forma de carbonato de cálcio) que recobre sua superfície como se estivessem enfeitadas com botões, e devido a sua natureza a luz do Sol é refratada, sendo possível admirar floração de milhares desses individuos até mesmo do espaço! como na imagem abaixo:

do seu genoma, descobiriu-se genes responsaveis pela produção de ceramida, que é um esfingolipiodo, o mesmo tipo de produto "fabricado" por aqueles 7 genes trasnferidos para alga, e resposanvel pela apoptose (morte "programada" da célula).
Este é um exemplo claro e dramático do "surgimento" de mecanismos funcionais surgidos de uma transferência horizontal de ancestrais da alga e do virus, e tambem nos dá uma idéia da quantidade e da forma que os genomas atuais podem ter sido moldados por estes eventos, transcendendo a visão que temos do fenomeno Vida muito além de uma árvore comunal, mas sim ao encontro de uma teia delicada, unificadora e extremamente bonita.
E sigam-me os bons no Twitter.