"Eppur si muove"

"Contudo ela se move" é a celébre frase dita pelo matématico, físico e filosófo Galileo Galilei ao sair do julgamento da inquisição em 1633, de acordo com a sua lenda.


Em 1609, teve conhecimento de um telescópio que foi oferecido por alto preço ao doge de Veneza. Ao saber que o instrumento era composto de duas lentes em um tubo, Galileu logo construiu um capaz de aumentar três vezes o tamanho aparente de um objeto, depois outro de dez vezes e, por fim, um capaz de aumentar 30 vezes.
Galileu não inventou o telescópio, cujo pedido de patente foi feito em 1608, por Hans Lipperhey (ou Lippershey), fabricante de óculos de Middleburg, nos Países Baixos, embora o termo "telescópio" tenha sido inventado na Itália em 1611.Porém Galileu foi o primeiro a fazer uso científico do telescópio, ao fazer observações astronómicas com ele. Descobriu assim que a Via Láctea é composta de miríades de estrelas (e não era uma "emanação" como se pensava até essa época), descobriu ainda os satélites de Júpiter, as montanhas e crateras da Lua. Todas essas descobertas foram comunicadas ao mundo no livro Sidereus Nuncius ("Mensageiro das estrelas") em 1610. A observação dos satélites de Júpiter, levaram-no a defender o sistema heliocêntrico de Copérnico.
E hoje comemora-se os 400 anos que Galileo apontou um teléscopio para o espaço e percebeu a beleza, simplicidade e elegancia do Cosmos. Além de ser o ano de Darwin, também é o Ano Internacional da Astronomia, a rainha das ciências. Vamos comemorar?

Fonte: Wiki
Imagem: Astroboletim


1 Response to ""Eppur si muove""

  • Mayana Redin Says:

    eu vi, com meus próprio olhos, as aquarelas e nanquins de galileo sobre a lua no palacio strozzi, em florença. só pelos desenhos já compensava a descoberta. ;)
    (provocações direcionadas aos não-cientistas :P )

    falando sério, quase chorei ao ler o oficio que a igreja o fez assinar alegando tais atrocidades de suas descobertas antes de ser condenado... triste demais, era um homem muito à frente.