O Peixe interior

Da série "livros que eu gostaria de ter, mas como não tenho cartão de crédito, me contento com a versão on-line com sorte de achar free", Your Inner Fish, do palentólogo estadunidense Neil Shubin que nos conta a história do nosso plano corporal e das diversas adaptações ao longo do tempo, através da linhagem que deu origem aos tetrapodes, como o Ichthyostega surgida nas transição entre o ambiente aquático para o terrestre. Devido a uma descoberta em 2004, considerada com o clichezaço,"o elo perdido" essa transição foi demonstrada através de fósseis da espécie Tiktaalik roseae, que possuía características tanto dos peixes, como as nadadeiras pélvicas e raiadas, e de vertebrados terrestres como a ausência de opérculo (que protege as brânquias dos peixes), fora o tamanho e a forma da cabeça e dos membros que provavelmente possibilitavam o movimento para fora da água para respirar.
Então, descubra essa incrivel história do nosso corpo e aprenda a amar ele como ele realmente é: um peixe mais trabalhado.
Quem quiser me mandar de presente fico muito grato, com direito a foto e agradecimento público via este blogue-não científico.
Um outro livro que conta essa mesma caminhada evolucionária é o À beira d'água do Jornalista, "popularizador" da ciencia, e editor do excelente blog "The Loom" Carl Zimmer, este eu tive a sorte de ler.
sigam-me os bons no Twitter.

0 Response to "O Peixe interior"