O Abajur com elefantíase

Insanas fusões entre arte e ciência. Prevejo um futuro do retorno a natureza, e a designs e estilos de vida miméticos, mas sem abandonar a tecnologia moderna. Uma época e/ou lugar que o hitech poderá ser tão funcional, e fazer parte do nosso meio, como uma violeta na janela. Bem, e não estamos perto disso?

O projeto do designer Daan van den Berg, consistiu em fazer uma stereolitografia (um tipo de impressão em tres dimensões, atráves de um projeto em autocad) de um abajur da loja sueca IKEA, que comercializa móveis e objetos com designs modernos, e infectou o projeto com uma versão digital da elefantíase, dando origem a um "abajur-elefante" emulando a doença causada por vermes parasíticos nematóides das espécies de Wuchereria bancrofti, Brugia malayi e Brugia timor. Ela é transmitida por mosquitos dos gêneros Culex, Anopheles, Mansonia e Aedes. Uma doença complexa, onde diversos papéis sao desempenhados por criaturas diferentes; do verme, da bactéria simbiótica e sexista wolbachia, do sistema imune do hospedeiro e de infecções oportunistas que podem surgir.
Em longo prazo, a presença de vários pares de adultos do parasita nos vasos linfáticos, ocorre a obstrução dos vasos ocasionando na formando nódulos palpáveis. Esta condição, dez a quinze anos depois, manifesta-se como aumento de volume grotesco das regiões afetadas.

No cinema, essa doença tornou-se conhecida pelo filme "Homem elefante" de David Lynch, baseado na historia do side-show "circense" John Merrick, que sofria dessa enfermidade.

Gostaria muito de ter um abajur bizarro assim na minha pequena sala...

Via: Invisible Red


Um gigantesco salto para a humanidade

Aos 40 anos da chegada do homem em ambiente extraterreno.

"If you believed they put a man on the moon, man on the moon."

R.E.M

Suck you dry!

Este pequeno e estranho inseto da família Reduviidae livra os jardins da sua avó de diversas "pragas" como moscas, mosquitos e principalmente lagartas que poderiam acabar com as folhagens e flores que foram tão mimadas durante as estações. Mas também são popularmente conhecidos como "Assassin bugs" (insetos assassinos), por causa de sua dieta peculiar que consiste em sangue de pássaros, répteis e mamíferos como o morcego.

O mecanismo de captura da presa é a clássica e popular espreitada, e quando bem sucedida, ela injeta sua probóscide no corpo da presa, e libera toxinas que anestesiam e a liquefazem, o que torna facil para os insetos assassinos" sugarem o sangue das vitimas. Por outro lado, membros dessa família incluem o famoso "barbeiro" que ao picar uma pessoa transmite o protozoário Trypanosoma cruzy, o agente da Doença de Chagas.

Neste video da National Geographic, aparece uma parte da historia de vida de insetos dessa familia que nascem em cavernas, e onde seu prato principal constitui-se de morcegos vampiros, que tambem se alimentam de sangue, o que torna essa historia insana e "sangrenta" muito mais interessante...


Mais informações aqui: http://assassinbug.com/

Escrevi o texto ao som de "Suck you dry" da banda Mudhoney que também ilustra esse post.

imagem: Academic dictionaries and encyclopedias

O Peixe interior

Da série "livros que eu gostaria de ter, mas como não tenho cartão de crédito, me contento com a versão on-line com sorte de achar free", Your Inner Fish, do palentólogo estadunidense Neil Shubin que nos conta a história do nosso plano corporal e das diversas adaptações ao longo do tempo, através da linhagem que deu origem aos tetrapodes, como o Ichthyostega surgida nas transição entre o ambiente aquático para o terrestre. Devido a uma descoberta em 2004, considerada com o clichezaço,"o elo perdido" essa transição foi demonstrada através de fósseis da espécie Tiktaalik roseae, que possuía características tanto dos peixes, como as nadadeiras pélvicas e raiadas, e de vertebrados terrestres como a ausência de opérculo (que protege as brânquias dos peixes), fora o tamanho e a forma da cabeça e dos membros que provavelmente possibilitavam o movimento para fora da água para respirar.
Então, descubra essa incrivel história do nosso corpo e aprenda a amar ele como ele realmente é: um peixe mais trabalhado.
Quem quiser me mandar de presente fico muito grato, com direito a foto e agradecimento público via este blogue-não científico.
Um outro livro que conta essa mesma caminhada evolucionária é o À beira d'água do Jornalista, "popularizador" da ciencia, e editor do excelente blog "The Loom" Carl Zimmer, este eu tive a sorte de ler.
sigam-me os bons no Twitter.

Uma pausa um tanto alongada para um café... na verdade a pausa se deve ao final do semestre no meu curso de Biologia, a um inicio de um esforço teórico sobre o elemento transponível mariner, e acertos sobre um trabalho cientifico-social numa escola (mais informações futuramente) tive de tirar umas férias do blog.
Mas cá estou de volta, com o visual novo (eu não, o blog) e prometo publicar novos textos mais frequentemente.
Uma pequena história: Comecei esse blog para falar sobre ciência de um modo não-científico, pois ate então estava fora da faculdade e mesmo assim estava trabalhando numa idéia sobre os tautomerismos que ocorrem nas bases nitrogenadas (aquelas C,T, G e A) do DNA, onde um próton se deslocada do sitio de ligação através de um fenómeno quântico, "o efeito túnel", e pretendia desenvolver algo em cima disso, estava numa onda bem "quântica" por assim dizer (tanto que o nome deste aqui é O amigo de Wigner), e cada vez me afastava da minha paixão infantil, o estudo da evolução e da vida. O blog reacendeu essa paixão, pois ao trabalhar em cima das postagens e buscando fontes, o foco foi sendo direcionado cada vez mais para a biologia, felizmente.
Então, o semestre vai ser cheio e mesmo assim pretendo deixar "o amigo" em dia com as ultimas novidades (ou não) sobre ciência, e principalmente as ciências da vida, a bela Biologia...

Ficou interessado sobre o que é o amigo de wigner? leia aqui no excelente blog do Renan, o N-dimensional, incluindo a parte matemática da coisa...

Agora fiquem com o próximo post. Mas antes, sigam-me os bons no Twitter.

Rosas...

Já fechou um mês e nada de postagens novas. Fim de semestre e trabalhos novos surgindo. Queria agradecer a todos os 3 leitores que passaram por aqui e a todos os gaiatos que foram direcionados pelo Google atraves dos posts de Sexo e Evolução.
Então, para ilustrar o post, a imagem que representa uma geração, uma Era, um Sonho, uma Utopia, uma... bem:

Sei como o "Rose Boy" deve ter se sentido. A Musa Nerd nem pode ver sua bela camiseta salmão... Você consegue Rose Boy, você consegue...

Próximas postagens sobre ciência, prometo...