Escolha seu vírus favorito

Grípe suína, febre amarela, HIV...
Durante a maior parte da história da vida na Terra, muito antes do surgimento dos mamíferos, os vírus seguiram seu básico programa replicador: fabricar mais vírus, e dessa forma se tornaram agentes da seleção natural, e consequentemente evolução das espécies, até mesmo diretamente, com as evidências de transferência horizontal de genes, via vetores virais. Estamos numa época onde a alta ocorrência de doenças e mortalidade devido a infecções virais sairam das páginas dos livros de história e biologia e invadiram os jornais, as conversas com os taxistas, enfim, o nosso dia a dia, pois cada um corre o risco de desenvolver alguma das doenças particulares a sua área geográfica, estilo de vida, e no caso da gripe suína, a provável próxima pandemia a ocorrer, não há vacinas e remédios eficazes para o seu tratamento e prevenção. Como a blogosfera cientifica, e principalmente o pessoal do science blogs Brasil, que esta fazendo uma cobertura excelente, e de maneira séria e didática sobre o caso da gripe suína, e como nem ao menos me formei, e não tenho o conhecimento científico da causa necessário, preferi somente linkar as melhores fontes (na minha opinião) sobre o caso:
Brontossauros em meu Jardim: Panorama geral sobre o caso
Rainha Vermelha: explicações fundamentais sobre o vírus H1N1
Sem ciência: modelos matemáticos de previsão do prof Osame

Boa Leitura e lembre-se: lave bem as mãos, evite lugares fechados e aglomerações, e fique atento as notícias (blogs de ciência).


1 Response to "Escolha seu vírus favorito"

  • Clarissa Says:

    Eu recomendo que o pessoal leia os blogs e se informe para entender por que existe uma preocupação tão grande com a epidemia, mesmo com o vírus H1N1 mostrando uma letalidade pequena (pequena em termos, né... se for mesmo de 6%, como tem sido especulado -o que provavelmente não é verdade, já que estes números são baseados nas mortes que ocorreram no México, que foram significantivamente em maior quantidade- se 1000 pessoas adoecessem, 60 morreriam... 60 pessoas é pouco?). É importante compreender a necessidade de sermos precavidos e também o quanto a Ciência avançou e contribui para o controle de tais doenças, e das que ainda estão por vir.

    Temos convivido e conviveremos com os microrganismos por todo sempre, na maioria das vezes para o nosso bem, em algumas poucas, para o nosso mal.