Aranhas sadomasoquistas: Sexo, violência e evolução II

Foi reportado o primeiro caso de Inseminação Traumática no subfilo Chelicerata (que inclui, escorpiões, límulos, aranhas do mar) em uma espécie de aranha, a Harpactea sadistica (sadomasoquista?) que ocorre em Israel.
Nas outras aranhas, os ovos são fertilizados simultaneamente com a oviposição (postura de ovos)mas nesse caso, os ovos dessa espécie são fertilizados diretamente no ovário, onde ocorre o desenvolvimento dos embriões antes da postura dos ovos. Nessa espécie, o macho possui o orgão genital em forma de agulha, e as fêmeas possuem a espermateca (cavidade onde o esperma é recebido e armazenado) atrofiada, e durante a dança o ritual do acasalamento, o macho "morde" a fêmea, a "abraça" para manter uma posição favorável, e perfura a fêmea em ambos os lados, resultando em cerca de oito buracos, atraves do qual o esperma é depositado.
Esse comportamento provavelmente evoluiu, devido ao fato da importância de o macho que acasalar ser o verdadeiro "pai" dos futuros filhotes, pois é um custo muito elevado na Natureza ser enganado pelas fêmeas (só na natureza?), ou ter o esperma "retirado" por outro macho, num acasalamento posterior.

O melhor é ver o video aqui.

Imagem: roubei daqui.

3 Response to "Aranhas sadomasoquistas: Sexo, violência e evolução II"

  • Clarissa Says:

    Na minha opinião, a aranha fêmea não é tão sadomasoquista assim, porque pra mim, ela recuou do macho. Hehehehe


  • La Rara Says:

    A uns dias nesta semana...
    Acordei cedo ao escutar barulho, tentei entender. Era minha mae brigando com minha irma. Ao nao compreender o que acontecia decidi seguir durmendo.
    Algumas horas depois, já acordada e com todas as luzes acesas, entendi! Minha irma trouxe um cao pequenho. Nao gosto dos animais, mais ele robou meu coraçao.
    Ontem, no jantar, falavamos sobre o nome do cao, se desseram varios nomes: Patricio, Astor, Twister, Cannabis...
    Eu disse um nome e tudos ficaron comformes, até o mesmo cao que vem contento cada vez que eu chamo ele: Felipe!




    Noa tome a mal, mais ele tem cara de Felipe mesmo!!=P

    Beijos, ate logo!!


  • L. Felipe Benites Says:

    Ah Cannabis é legal tb, e quanto ao "Felipe" o importante é que seu caozinho tem saúde né... mas fico lisongeado ;)