Astrobiologia e nós

Assisti a palestra "Evolução molecular e suas implicações na Astrobiologia", no dia 16 no museu de ciências da PUC, ministrada pelo prof dr. Walter Filgueira, Biofísico do Labioquest, da PUC RS. A palestra faz parte do ciclo "Transversalidades, a Revolução de Darwin" que a faculdade esta promovendo. Foi uma palestra interessante, com um numero bom de entusiastas jovens assistindo, onde o tema para quem já tinha um conhecimento prévio não trouxe novidades, mas que apresentou um bom resumo sobre as descobertas de moléculas orgânicas precursoras de aminoácidos no meio interestelar, e em nebulosas planetárias.
O ponto alto da palestra foi quando um "infiltrado", senhor de barba hirsuta e lustrosa , na hora das perguntas, disse: "você falou sobre a parte física da coisa (sic), mas e quanto a espiritualidade?... Aquele miasma se espalhou ate o fundo da sala, os jovens balbuciaram coisas do tipo, hein, hã? e o professor com toda elegância disse que a ciência estuda os fenômenos da natureza, e é baseada em evidencias, e a espiritualidade estaria fora do foco de estudo da ciência, e o senhor de barba disse "mas Darwin não pensava assim..." e o professor Walter Filgueira novamente, diz que uma cientista pode ter suas crenças pessoais, mas que não podem interferir em seu trabalho...
A astrobiologia é uma ciência nova, que envolve conhecimentos da geologia, paleontologia, astronomia, química e biologia. É a busca pela origem e as evidências do fenômeno vida no universo. Claro que ainda esta em seu desenvolvimento, pois até agora a única forma de vida, e o único lugar que ela existe é aqui na Terra, até onde sabemos.
Acredito que a maior questão da humanidade é se estamos sozinhos ou não no Universo, se compartilhamos desejos, tristezas, bioquímica e curiosidade. E acredito que a maior descoberta seria encontrar (ou ser encontrado) por entidades biológicas extraterrestres, o frustrante é que talvez eu não viva o suficiente para ver isso...

Dica: "O incrível congresso de Astrobiologia"
Um conto incrível e verossímil da escritora e cientista Cristina Lasaitis, vale a pena ler e pensar.

Obs: como estava sem minha câmera, não consegui fotos do evento. então fica uma foto bonita para ilustrar, da atriz Jennifer Connelly que no filme "O dia em que a Terra parou" interpreta uma Astrobióloga que trabalha com extremófilos terrestres, é o interessante nessa atriz que ela já fez diversos filmes ligados a ciência e ao fantástico, como a Dra. Betty Ross no "Hulk", a esposa do matemático John Nash, do "Mente brilhante", "Darkwater" , "Rocketter" e o clássico da sessão da tarde " Labirinto", além de ser uma bela moça, não acham?

Imagem do Lego por Mike Stimpson .


2 Response to "Astrobiologia e nós"