"Terás de rastejar no pó da terra e comê-lo toda a tua vida..."

Monstros já andaram pela Terra, e este aqui iria aterrorizar não só os "ofidiofóbicos" (medo de serpentes) mas qualquer vivente que o encontrasse, só que a diferença seria que, provavelmente ele encontraria você...
No artigo "Giant boid snake from the Palaeocene neotropics reveals hotter past equatorial temperatures", da Nature foi descrito os fóssil da espécie Titanoboa cerrejonensis, a maior serpente encontrada que já se arrastou pelo planeta (aquela que contracena com a Jeniffer Lopez no filme Anaconda não entra na listagem, obviamente ...). Os fósseis foram descobertos numa expedição às minas de carvão de Cerrejó na Colômbia pela equipe liderada pelo Paleontólogo Jason Head da Universidade de Toronto, Canadá.
A Titanoboa cerrejonensis viveu há 58- 60 milhões de anos atrás, quando esta região era composta por terrenos inundados proximo a floresta tropical, chegava atingir o monstruoso 13 m. de comprimento e possívelmente predava peixes e outros répteis como crocodilos primitivos. É parente das atuais jibóias, que fazem parte do genêro Boa (descrita por Linnaeus), da subfamilia Boinae, que também inclui o genéro Eunectes, a famosa Anaconda (a de verdade, não a do filme), e essa descoberta pode indicar que o clima naquela região era mais quente do que anteriormente foi pensado, pois os animais pecilotérmicos precisam de locais onde a temperatura não oscile tanto.
Assustador de tão bonito...

A vertebra da Anaconda (Eunectes sp.) comparado com a vertebra da Titanoboa. Foto por Ray Carson, UF News Bureau.


1 Response to ""Terás de rastejar no pó da terra e comê-lo toda a tua vida...""