Nanocarros moleculares

A equipe do Químico Orgânico James M. Tour, da Rice University (Texas) construiu o primeiro nanocarro do mundo de aproximadamente 4 nm ( 1 nm é igual a um bilionésimo de metro), e conseguiu movimentá-lo sobre um pedaço de vidro a temperatura ambiente, o observando através da técnica de microscopia por fluorescência(que utiliza as propriedades de fluroscência e fofosforência dos materiais, ao invés de reflexão e absorção de luz) . As rodas são de carborano (carbono e boro) e realmente deslizam sobre a superfície do material e se movimentam através da rotação e translação do seu eixo. O grupo já realizou observações com microscópia eletrônica, só que os experimentos ocorriam somente a temperatura de 200ºC, onde as ligações eletrônicas das moléculas se comprometiam a altas temperaturas, o que foi resolvido nesse novo experimento.

Estava conversando com uma colega esses dias, sobre como seria o mundo molecular se conseguissemos ficar desse tamanho, e concordamos que seria muito bonito e enigmático, isso se enxergassemos alguma coisa, porque somente podemos ver a luz dos materias que refletem em caracteristicos comprimento de onda (ex: vermelho 450 nm) só que diminuido ao tamanho de comprimento de onda do vermelho, não iriamos enxegar nada que refletisse essa cor, certo? e como é uma cor de luz primária, as outras cores que derivam da "mistura" do vermelho com o azul e o verde não poderiam ser vistas também, e se ficassemos menores que a luz vísivel nao daria para ver absolutamente nada, pois nossos olhos são adaptados fisiologicamente para verem nessa estreita faixa da realidade...
Máquinas moleculares poderão revolucionar os metódos de "entrega" de subtâncias em sistemas nanoscópicos e até mesmo sinalizar a sua posição através da emissão de fótons, e isso é incrivel se você pensar que os veículos motorizados surgiram somente no século passado.

link do artigo: "Micrometer-Scale Translation and Monitoring of Individual Nanocars on Glass"

fonte: aqui


1 Response to "Nanocarros moleculares"