E Darwin estava errado...sobre o que?

2009 é o ano de Darwin. Seria o seu bicentenário em 12 de fevereiro, e 150 anos da publicação do livro "Sobre as origens das espécies" em 24 de novembro. Eventos, comemorações (para alguns) e capas de revistas... Bom, espero que nao sejam como a edição de janeiro da revista New scientist, na capa em letras grandes a chamada"Darwin was wrong". Do que estamos falando? sobre a seleção natural, hereditariedade? Não, é sobre a árvore da vida darwiniana.
Em julho de 1837, Darwin esboçou em seu caderno de anotações o primeiro diagrama relacionando os organismos como uma árvore onde cada galho representa suas história evolutiva e de parentesco, o que hoje seria uma árvore filogenética.
Em 21 de janeiro saiu o artigo "Why Darwin was wrong about the tree of life", escrito pelo jornalista Graham Lawton, sobre a árvore da vida ser um conceito ultrapassado, em vista das ultimas evidências do mecânismo de transferência de genes horizontalmente, que é a transmissão genética através de distâncias taxonomicas enormes entre organismos sem parentesco próximo, por bactérias e vetores virais , e não da maneira vertical que ocorre atraves da reprodução.
Mesmo assim, o modelo ainda é valido para os organismos eucarióticos, e o principal, é que o diagrama darwiniano representa a história dos taxóns e não dos genes, o que é diferente, pois mesmo que o fluxo de genes horizontais seja alto, nao seria necessário derrubar o conceito apresentado por Darwin. A revista foi infeliz na capa, assim como o exemplo da superinteressante de julho de 2007 , "Darwin o homem que matou deus", o tipo de coisa que só beneficia a própria revista, gera mais confusão em cima do tema, e afasta as pessoas de conhecerem o estudo das origens dos organismos na Terra, seus parentescos e desdobramentos, incluindo a da nossa espécie.
A ciência da evolução esta indo muito bem, obrigado, ainda que os processos evolutivos sejam um pouco mais complicados do que Darwin imaginou. Suas idéias sobre parentesco e ancestralidade abriram caminho para todo um nicho de pesquisa e hoje em dia seu teorema da seleção natural é um dos pilares da biologia e do conhecimento humano sobre a natureza.

O artigo ja foi discutido no blogue "Discutindo ecologia", de uma olhada por lá...
Árvore da Science interessante aqui:

3 Response to "E Darwin estava errado...sobre o que?"

  • Anônimo Says:

    Bela postagem!

    Enfim, descordo da idéia de que Darwin estaria errado sobre a árvore da vida, pois como bem dissetes ela é a representação da história dos táxons. A descoberta de Transposons é um marco pra Biologia Evolutiva e comprova mais uma vez a importância da variabilidade genética na evolução das espécies.

    E viva as comemorações do ano darwiniano!

    Fernando R. V. Lopes


  • Anônimo Says:

    tomara que eu tambem faça fotossíntese um dia!
    um beijo, e parabéns pelo blog!
    m.


  • Anônimo Says:

    e a explosão cambriana?