Padres e Cinodontes


Uma espécie inédita de Cinodonte foi descrita este mês no artigo "A new Traversodontid Cynodont (Therapsida, Eucynodontia) from the middle Triassic Santa Maria formation of Rio Grande do Sul, Brazil", da revista Palaeontology. A descoberta por si só já é interessante, pois os registros fósseis são excessões, não a regra, já que para um animal ou planta se fossilizar é preciso de um conjunto de acontecimentos fortuitos, como cair num sedimento e não ficar exposto ao ar livre, só que o recém-batizado Protuberum cabralensis ainda possuia uma característca única entre os cinodontes conhecidos: protuberancias ósseas em suas costas! como uma carapaça robusta, por isso foi apelidado pelos pesquisadores de "bolotudo".
Os cinodontes (dentes de cão) pertenciam a linhagem primitiva que deu origem aos mamíferos atuais, faziam parte dos reptéis-mamiferos do taxon Therapsida, que foi extinta no início do Jurássico( 230-135 milhões de anos atrás). Foi o primeiro grupo de animais a possuir diferenciação dentária e caixa craniana alocada na parte traseira da cabeça, ainda depositavam ovos, e evoluiram logo apos o fim do periodos permiano. Foi um dos poucos grupos que sobreviveu ao evento da extinção perminano-tríassico.
A ossada foi encontrada pelo padre Daniel Cargnin, que foi um paleontólogo amador, em 1977 junto com outras partes do animal. ela estava situada no estrato geológico da formação Santa Maria datada da Era Mesozóica, no período Triássico.
A descoberta foi descrita pelos pesquisadores, Míriam Reichel, Cesar Leandro Schultz e Marina Bento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

O título da postagem pode não ter feito muito sentido até aqui, mas pense nisso: Répteis mamíferos e padres que se dedicam ao estudo sistemático e contemplativo da natureza, como o padre Daniel e o nosso Balduíno Rambo, possuiam mais coisas em comum do que serem parentes longínquos... Infelizmente ambos estão extintos...

link do artigo:
http://www3.interscience.wiley.com/journal/121596618/abstract?CRETRY=1&SRETRY=0

2 Response to "Padres e Cinodontes"

  • Piter Keo Says:

    Protuberum, nome interesante.
    Só q um padre que é padre ainda acha que esse pobre fóssil não é nada mais do que uma "pista falsa que deus pôs na crosta para testar a nossa fé"


  • L. Felipe Benites Says:

    A fé no divino sempre virá em primeiro lugar para os religiosos, mas casos como o desses naturalistas nosmostra que para eles a religiao e a ciência podem conviver, ao contrario do que a maioria diz sobre ela destruir Deus, ou algo que o valha...