O conto ancestral das moscas da fruta

Se pudessemos retroceder a história evolutiva das espécies até o ancestral comum a todos organismos, ela se desdobraria da mesma forma novamente? ou o resultado não seria o mesmo? já que o estado atual (e inicial) da realidade da natureza dependeria de n-eventos imprevisíveis, como queda de meteoros ou mudanças ambientais, dessa forma sendo pouco provável que todos eventos ocorressem novamente resultando no estado presente da natureza. Uma nova evidencia da explicação de por que a evolução não iria repetir os mesmos resultados que vemos, ou o estado que já foi um dia, foi apresentada no início do mês, e nesse experimento a seleção natural foi simulada em laboratório e pode ser estudada em tempo real. As equipes de pesquisa do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) de Portugal, da New York University e da University of California conseguiram a primeira evidência quantitativa de como a evolução pode ocorrer de modo reverso. O cientista lusitano Henrique Teótonio do IGC de Portugal e seus colaboradores, publicaram na Nature genetics no dia 11 de janeiro o artigo "Experimental evolution reveals natural selection on standing genetic variation"

Eles estudaram populações da mosca Drosophila melanogaster, procedentes de uma linhagem de indivíduos selvagens coletados em 1975 onde as gerações foram controladas em laboratório por duas décadas em diversas condições ambientais, como falta de alimentos e mudanças na temperatura, entao alocaram as populações devolta em seu ambiente ancestral (controlado) para impor a evolução reversa e observar quais características iriam retroceder, monitorando as mudanças na frequência dos SNPs (polimorfismos de um único núcleotídeo) no braço do cromossomo 3 , e o que aconteceu foi que nem todas características genéticas evoluiram de volta ao seu estado ancestral, mesmo que a adaptação tenha ocorrido. Um explicação seria que a evolução reversa pára quando as moscas se adaptam ao seu ambiente ancestral , o que pode não coincidir com o estado ancestral, e sugere que a contingência pode ocorrer em nivel genético também...
A vida sempre acha um jeito, parafraseando o Dr. Ian Malcom do Jurassic Park , mas nem sempre utiliza os mesmos números, no jogo de dados gigantesco que é a história da vida na Terra.

link do artigo:
http://www.nature.com/ng/journal/vaop/ncurrent/abs/ng.289.html

fonte:
http://www.scientificblogging.com/news_releases/researchers_reverse_evolution_fruit_fly_real_time



2 Response to "O conto ancestral das moscas da fruta"

  • Anônimo Says:

    A evolução é um filme único, que não pode ser passado para frente ou para trás sem criar uma nova história...

    Aline.


  • L. Felipe Benites Says:

    Sim... Stephen J. Gould fez a comparação da evolução como se fosse exatamento isso, uma fita de um filme, onde cada vez que fosse rebobinada, o resultado histórico seria completamente diferente, devido as milhares de relações causais entre os eventos e os organismos.